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Quando se trata de apresentar para os tomadores de decisão de alto nível dentro de uma organização, dados, análises e idéias objetivas são importantes. O problema é que comunicar essas informações é desafiador.

A Capitães, fornecedora de treinamento em habilidades de comunicação para profissionais, tem quatro dicas para gerentes de negócios, equipes de vendas e profissionais técnicos ou analíticos para ajudá-los a oferecer apresentações poderosas e baseadas em dados ao apresentar dados e análises.

Melhores habilidades de apresentação

Embora existam exceções à regra, a maioria das pessoas é propensa a cochilar e adormecer quando se deparam com fatos frios e difíceis. No entanto, se alguém está apresentando algo de valor aos tomadores de decisão dentro da organização, os dados são seus melhores amigos. É objetivo e irrefutável.

Assim, para maximizar o valor dos dados sem tranqüilizar uma audiência com uma grande dose de tédio, os apresentadores precisam encontrar uma maneira de tornar suas apresentações atraentes.

Aqui estão algumas sugestões:

1. Use o software certo

Os dados brutos são basicamente inúteis em um cenário de apresentação. Embora os palestrantes possam usá-lo para gerar descobertas e chegar a conclusões, o público não as seguirá passo a passo no processo de descoberta. Eles querem que os dados sejam entregues em uma bandeja de prata – já limpos, refinados e prontos para o consumo.

A melhor maneira de mostrar as descobertas sem simplificar ou simplificar demais é usar o software de visualização e análise de dados.

2. Estruture as apresentações corretamente

Como os palestrantes estruturam suas apresentações determinará, em grande parte, sua influência. Conheça o público e escolha uma estrutura que facilite o processamento mental. Muitos palestrantes consideram a regra dos três a ideal para apresentações com base em dados.

“Os seres humanos são adaptados neurológica e culturalmente ao número três e à sua combinação de brevidade e ritmo”, explica o fundador Steve Mandel.

“Sabemos por estudos em neurociência que nosso cérebro procura padrões e acha que a estrutura de três é um conjunto completo; parece completo”, disse Mandel.

Existem várias maneiras de seguir a regra de três, mas geralmente envolve:

  1. Levantando um problema ou oportunidade de chamar a atenção;
  2. Sugerindo como um problema pode ser resolvido; e
  3. Compartilhar uma agenda fortemente focada que reconcilie o problema e forneça orientação.

3. Aproveite a narrativa visual

Há um tempo e um lugar para exibir estatísticas em uma planilha, mas os oradores são quase sempre melhores aproveitando a narrativa visual.

Gráficos coloridos com lendas simples e sugestões claras – juntamente com ilustrações do mundo real que exemplificam os resultados – são o caminho a percorrer.

4. Resuma os achados

No final da apresentação, recapitule de forma audível o que foi coberto pela síntese dos dados em alguns pontos-chave.

Forneça um folheto no final da apresentação que liste os principais pontos de dados em uma única folha de papel.

Após o término da apresentação, essas são as sugestões que o público se lembrará.

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